Make your own free website on Tripod.com

Substantivo

 

Tradicionalmente, os "nomes" eram subdivididos em "nome substantivo" e "nome adjetivo". Atualmente, chama-se o nome de substantivo e, aquilo que o modifica, de adjetivo, como em roupa limpa, expressão em que roupa é substantivo e limpa é adjetivo.

Em gramática, substantivo é a palavra ou expressão que designa um ser, assim como as qualidades, ações ou estados considerados em si mesmos. Do ponto de vista sintático, ou seja, de seu emprego na oração, o substantivo é a única palavra que pode servir de núcleo do sujeito, dos objetos direto e indireto e do agente da passiva.

Os termos que pertencem a outras categorias gramaticais, como pronomes, numerais etc., ao serem usados nessas funções equivalem a substantivos: "não desejo dar-lhe um não"; "apresentei-lhe todos os prós e todos os contras"; "vai fazer um estudo sobre a sintaxe do que".

Como base para a classificação dos substantivos adota-se a definição gramatical. Assim, os substantivos podem ser comuns ou próprios, conforme sua extensão: podem expressar todos os seres da espécie ou um ser da mesma. Os substantivos comuns se referem em geral a todos os indivíduos da espécie: homem, deus, enciclopédia, navio, rua, país, beija-flor, gato, mal-me-quer, flor-de-maio. Os substantivos próprios são particulares a cada indivíduo: Camões, Jesus, Enciclopédia Barsa, Aquidabã, Brasil, Mimi, Fico, Museu da Independência.

Segundo se tem convencionado no português, o nome próprio se escreve com inicial maiúscula. Quando é composto, iniciam-se por maiúscula todos os seus elementos, exceto os monossílabos interiores, quando forem átonos: América do Sul, República Oriental do Uruguai, José de Alencar. Embora os nomes de mês sejam nomes próprios, no Brasil prevalece o hábito de escrevê-los com inicial minúscula mesmo nas datas.

 

 

 

Copia nao autorizada a Lammers

             CopyRight: by FALLONI